Já são 21 das 48 seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2026, ano que vem, nos Estados Unidos, Canadá e México. No final de semana, quem carimbou o passaporte foi Gana, a quinta vaga da África. A semana, no entanto, promete mais torcidas em festa, com a definição de mais duas seleções da Ásia, quatro africanas e, possivelmente, os primeiros europeus no Mundial. Confira quem pode garantir vaga nesta semana, de acordo com cada Eliminatória.
EUROPA
Ainda que faltem mais duas ou três rodadas, dependendo do grupo, as primeiras definições já podem acontecer nesta semana. Melhor para franceses, portugueses e ingleses. A começar pela seleção de Mbappé e companhia. Se a França vencer a Islândia nesta segunda-feira, às 15h45min, e a Ucrânia não derrotar o Azerbaijão, no mesmo horário, a vaga está certa.
Na terça-feira, é a vez de Inglaterra e Portugal. O caso mais simples é dos ingleses. Com 15 pontos no Grupo K, basta aos ingleses vencerem a Letônia, fora de casa, às 15h45min, que fica inalcançável para os demais times da chave. Já Portugal, que joga em casa, precisa vencer a Hungria e torcer para que a Armênia não derrote a Irlanda. Do contrário, a classificação fica adiada para novembro. Os dois jogos acontecem às 15h45min.
ÁFRICA
A última rodada da fase de grupos das Eliminatórias Africanas acontece nesta semana, o que significa que as vagas diretas serão definidas agora. Já têm vaga Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia e Gana. Resta a definição dos outros quatro grupos, que está assim:
Grupo B
Senegal está quase lá. Se vencer a Maurtiânia, às 16h desta terça-feira, a vaga está certa. Se empatar, deve entrar pelo saldo, independentemente resultado da República Democrática do Congo. Se perder, aí torce para os congoleses não derrotarem o Sudão, no mesmo horário.
Grupo C
O grupo mais disputado da África. Benin depende só de si, basta vencer a Nigéria fora de casa, terça-feira, às 13h. Se empatar, depende da África do Sul não derrotar Ruanda no mesmo horário. Já os sul-africanos precisam vencer e necessariamente torcer por derrota de Benin. A Nigéria corre por fora. Precisa vencer por dois gols na rodada e ainda depende da África do Sul não vencer Ruanda.
Grupo D
Cabo Verde está com a vaga na mão, basta vencer Essuatíni em casa nesta segunda-feira, às 13h, um adversário que até agora não tem uma vitória na competição. Se empatar ou perder, aí passa a depender de Camarões, que não pode vencer Angola em casa, no mesmo horário.
Grupo F
Costa do Marfim disputa a vaga com o Gabão e tem um ponto de vantagem (23 a 22). Portanto, se vencer o Quênia, terça-feira, às 16h, fica com a vaga. Já o Gabão precisa derrotar Burundi no mesmo horário e torcer por um tropeço dos marfinenses.
ÁSIA
A terça-feira marca a terceira e última rodada dos grupos na quarta fase. O campeão de cada chave tem vaga direta. Às 14h15min, os Emirados Árabes Unidos visitam o Catar e precisam apenas de um empate para garantir a classificação no Grupo A. Os donos da casa, no entanto, avançam em caso de vitória. Pelo B, o jogo das 16h30min, é um confronto ainda mais equilibrado: Arábia Saudita e Iraque têm ambos três pontos e quem vencer, leva a vaga. Empate dá vaga aos sauditas.
QUAIS AS SELEÇÕES JÁ ESTÃO CLASSIFICADAS
América do Sul – 6 vagas
Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai
América do Norte e América Central – 6 vagas
Estados Unidos, México e Canadá
África – 9 vagas
Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos e Gana
Ásia – 8 vagas
Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão
Oceania - 1 vaga
Nova Zelândia