A seleção de Gana é a 21ª classificada para a Copa do Mundo de 2026. Neste domingo, pela 10ª e última rodada do Grupo I das Eliminatórias Africanas, venceu Comores por 1 a 0 e assegurou a vaga direta. A vaga da repescagem no grupo vai para Madagascar.
Gana, que vai para a sua quarta Copa (já jogou em 2006, 2010 e 2014), é a quinta seleção africana no Mundial. Antes, já haviam assegurado vaga Marrocos, Tunísia, Egito e Argélia. Restam ainda quatro vagas para o continente africano. Nesta segunda-feira, Senegal, Cabo Verde e Benin podem assegurar vaga caso vençam seus jogos.
Noruega mais perto da vaga
Nas Eliminatórias da Europa, a Noruega deu um passo importante para conseguir a classificação direta. Ao golear Israel por 5 a 0 no sábado, foi a 18 pontos (seis jogos e seis vitórias), contra 12 da vice-líder Itália, que tem um jogo a menos. Os italianos têm um jogo decisivo em casa terça-feira justamente contra os israelenses, que têm nove pontos. Se vencer, a Itália, abre seis pontos de vantagem e assegura pelo menos um lugar na repescagem – o país não se classificou para as últimas duas Copas.
Na Ásia, o final de semana definiu o quão decisiva será a rodada desta terça-feira. O campeão de cada um dos dois grupos tem vaga direta. Às 14h15min, os Emirados Árabes Unidos visitam o Catar e precisam apenas de um empate para garantir a classificação no Grupo A. Os donos da casa, no entanto, avançam em caso de vitória. Pelo B, o jogo das 16h30min, é um confronto ainda mais equilibrado: Arábia Saudita e Iraque têm ambos três pontos e quem vencer, leva a vaga. Empate dá vaga aos sauditas.
Confira as seleções classificadas até agora:
América do Sul – 6 vagas
Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
América do Norte e América Central – 6 vagas
Estados Unidos, México e Canadá
África – 9 vagas
Egito, Tunísia, Argélia, Marrocos e Gana
Ásia – 8 vagas
Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Jordânia e Uzbequistão
Oceania – 1 vaga
Nova Zelândia