Federação Alemã de Futebol vai denunciar torcedores racistas online
Órgão afirmou que comentários dirigidos aos jogadores sub-17 foram considerados instigadores de ódio, motivando investigações sobre cada caso
publicidade
A Federação Alemã de Futebol começará a denunciar pessoas que fazem abusos racistas e comentários de ódio contra jogadores online. A DFB (sigla alemã para a federação) anunciou esta terça-feira que irá colaborar com o Ministério Público de Frankfurt para apresentar queixas às autoridades locais e, assim, processá-las.
A medida responde a uma série de comentários racistas e discriminatórios nas redes sociais contra os jogadores negros da seleção alemã que este mês conquistou pela primeira vez o Mundial Sub-17.
"Não aceitamos hostilidade cruel contra nossos jogadores na internet, mas iremos combatê-la de forma proativa e consistente", disse o vice-presidente da federação, Ronny Zimmermann. "Estamos confiantes de que a identificação inicial e a acusação dos perpetradores terão um efeito dissuasor. As mensagens de ódio online são um problema para toda a sociedade e todos temos que combatê-lo juntos."
A federação afirmou que 14 comentários dirigidos aos jogadores sub-17 foram considerados instigadores de ódio, motivando investigações em cada caso. Foram abertos processos contra quatro indivíduos. Mensagens insultuosas também foram excluídas e os usuários responsáveis foram bloqueados.