Quinta rodada da Libertadores pode definir vários classificados para as oitavas de final
Inter é um dos times que se vencer o seu jogo, contra o Nacional no Uruguai, estará garantido na próxima fase da competição
publicidade
A Taça Libertadores da América entra nesta semana em sua penúltima rodada da fase de grupos. Até agora apenas um time está garantido nas oitavas de final, o Atlético Nacional, que chegou aos dez pontos no Grupo H, não podendo mais ser alcançado pelo Patronato e Melgar.
Os colombianos garantiram ainda uma premiação de 1,25 milhão de dólares (R$ 6,6 milhões) pela classificação. As sete equipes brasileiras na disputa, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Inter, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG,ainda briga por vaga na próxima fase. Os dois primeiros de cada chave avançam, e o terceiro colocado vai para a Copa Sul-Americana.
O Inter visita o Nacional em Montevidéu nesta quarta-feira, às 19h, pelo Grupo B, e só depende de si para alcançar às oitavas de final. Para tanto, basta vencer os uruguaios, independente do resultado de Metropolitanos x Independiente Medellín, confronto que ocorre na quinta-feira, na Venezuela. O Colorado lidera, com 8 pontos, seguido do Independiente Medellín e Nacional, ambos com 7 pontos. O Metropolitanos é o lanterna, sem ter pontuado.
Pelo Grupo A, o Flamengo não tem possibilidade de garantir a vaga antecipada na quinta-feira, quando enfrenta o Racing no Maracanã, às 21h. Já o time argentino se classifica com um empate. A rodada abre na quarta-feira com o Aucas recebendo o Ñublense. A situação do grupo é a seguinte: Racing tem 10 pontos, o Flamengo está com 5 pontos, o Ñublense possui 4 pontos e o Aucas está com 3 pontos.
No Grupo C, o Palmeiras precisa apenas de um empate diante do Barcelona de Guayaquil no Allianz Parque na quarta-feira, a partir das 21h30min, para alcançar as oitavas de final. O resultado de Bolívar e Cerro Porteño, que se enfrentam nesta terça-feira, é indiferente. O Bolívar é o líder da chave, com 9 pontos e saldo seis, o Verdão também tem 9 pontos, mas saldo 4. O Barcelona está em terceiro, com 3 pontos, a mesma pontuação Cerro Porteño, mas com melhor saldo de gols.
Já no Grupo D, o Fluminense avança se empatar com o River Plate no Monumental de Nuñez na quarta-feira, às 21h30min. E se vencer, o Tricolor assegura o primeiro lugar da chave, mas neste caso é necessário que o The Strongest não derrote o Sporting Cristal em La Paz, às 23h (horário de Brasília). O Fluminense está em primeiro, com 9 pontos, seguido do The Strongest com 6 pontos, o Sporting Cristal tem 4 pontos, assim como o River Plate, que leva desvantagem no saldo de gols (-3 a -4).
A situação do Corinthians no Grupo E é crítica. O Timão está em terceiro lugar, com 4 pontos, e visita o Independiente del Valle no Equador nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), e em caso de derrota será eliminado. No outro jogo da chave, o Argentinos Juniors recebe o Liverpool-URU em Buenos Aires, no mesmo horário. A equipe argentina lidera a chave com 8 pontos, seguida do Independiente Del Valle, com 6 pontos. O Corinthians tem 4 pontos, a mesma pontuação do Liverpool.
O Grupo F é um dos dois que não conta com time brasileiro, e Boca Juniors e Deportivo Pereira podem garantir classificação em caso de vencerem os seus jogos, que acontecem nesta terça-feira: Monagas x Deportivo Pereira, às 19h (horário de Brasília), na Venezuela, e Boca Juniors x Colo-Colo na Bombonera, às 21h. O Boca Juniors lidera com 7 pontos, seguido do Deportivo Pereira também com 7 pontos. O Colo-Colo tem 5 pontos, e o Monagas tem 2 pontos.
Ainda nesta terça-feira, ocorre a quinta rodada do Grupo G. O Athletico-PR precisa de uma vitória simples sobre o Libertad, na Arena da Baixada, às 19h, para avançar. O Atlético-MG, por sua vez, vai até o Peru enfrentar o Alianza Lima a partir das 21h, mas não garante classificação matemática mesmo vencendo os peruanos. O Athletico-PR está em primeiro, com 7 pontos, o Atlético-MG e o Libertad dividem a segunda colocação, com 6 pontos e o Alianza Lima está na lanterna, com 4 pontos.
Finalmente, no Grupo H, o Atlético Nacional já está garantido nas oitavas de final, e na quinta-feira visita , no Defensores del Chaco, às 21h (horário de Brasília) o Olimpia, que já pode entrar em campo também classificado. Para tanto, basta ocorrer um empate entre o eliminado Melgar e o Patronato nesta terça-feira, às 21h (horário de Brasília). O Atlético Nacional tem 10 pontos, o Olimpia está com 8 pontos, o Patronato tem 3 pontos, e o Melgar apenas 1 ponto.